Cartões de crédito consignado

A educação como alternativa para resolução de conflitos e endividamentos

Autores

  • Danilo Henrique de Sousa Melo

Palavras-chave:

Código do consumidor, Cartão de crédito consignado, Educação financeira, Processos judiciais

Resumo

A pesquisa analisa a situação da educação financeira aplicada aos cartões de crédito consignado no intuito de compreender as insatisfações do consumidor e o superendividamento. Objetivando entender a necessidade de educação financeira na oferta e no uso do cartão de crédito consignado, analisaram-se a introdução do referido crédito no cenário brasileiro, a análise sucinta das questões envolvendo o superendividamento, as noções de educação financeira e sua aplicação nas demandas judiciais envolvendo cartão de crédito consignado. Com metodologia de pesquisa exploratória, abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica e documental, método dedutivo, extraiu-se que a educação financeira é essencial para dirimir questões envolvendo a problemática do cartão de crédito consignado, tendo em vista que ela promove a melhor manutenção das economias pessoais, sendo necessário que as instituições promovam em seus agentes a incumbência de promover a educação sobre a modalidade e o uso do cartão de crédito consignado.

Biografia do Autor

Danilo Henrique de Sousa Melo

Especialista em Administração Pública e Direito Legislativo, Universidade de Pernambuco - UPE. Assessor Jurídico Bancário.

Downloads

Publicado

05-05-2023

Como Citar

Melo, D. H. de S. (2023). Cartões de crédito consignado: A educação como alternativa para resolução de conflitos e endividamentos. Revista De Direito Da ADVOCEF, 19(34), 163–186. Recuperado de https://revista.advocef.org.br/index.php/ra/article/view/269

Edição

Seção

Artigos Gerais