Da unificação do direito privado e a proposta do Novo Código Comercial Brasileiro

Autores

  • Floriano Benevides de Magalhães Neto

Palavras-chave:

Teoria da empresa, Novo Código Civil Brasileiro, Unificação do direito privado, Novo Código Comercial Brasileiro

Resumo

O comércio surgiu a partir das trocas dentro dos grupos sociais, evoluindo depois para a mercancia entre cidades e entre nações. Aos poucos foram sendo instituídas regras, de início baseadas tão somente nos usos e costumes, até formar legislações, tais como o Código Comercial Francês, que distinguia as normas comerciais das normas civis, estas últimas relacionadas no Código Civil da França. Havia a dicotomia entre o direito comercial e o civil, assimilada pela legislação brasileira no Código Comercial de 1850, a chamada teoria francesa dos atos de comércio. Devido à evolução da sociedade, da economia e do comércio, a teoria francesa foi sendo superada pela Teoria da Empresa, de origem italiana, baseada na empresa como ponto central da economia, com tendência a unificar o direito privado, o que se reflete no Novo Código Civil Brasileiro de 2002 e agora com a proposta de um novo código comercial para o Brasil.

Biografia do Autor

Floriano Benevides de Magalhães Neto

Advogado da CAIXA no Ceará. Especialista em Direito Privado. Graduado em Economia.

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Publicado

05-05-2017

Como Citar

Magalhães Neto, F. B. de . (2017). Da unificação do direito privado e a proposta do Novo Código Comercial Brasileiro. Revista De Direito Da ADVOCEF, 12(24), 169–208. Recuperado de https://revista.advocef.org.br/index.php/ra/article/view/298

Edição

Seção

Artigos Gerais