As consultas dos Tribunais de Contas como precedentes administrativos

uma abordagem a partir da LINDB e do Código de Processo Civil

Autores

  • Jonas Faviero Trindade

Palavras-chave:

Função Consultiva, Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro, Precedentes, Tribunal de Contas

Resumo

A fim de oferecer um significado coerente dos mecanismos processuais que visam a assegurar segurança jurídica, nas diversas relações regulamentadas pelo direito, entende-se que a compreensão da ordem jurídica deve se dar de forma sistemática. Os Tribunais de Contas possuem a competência para responder a consultas, com o objetivo de solucionar dúvidas na aplicação do direito. A resposta a tais consultas, as quais resultam em uma tese, servirá de paradigma para a atuação do Órgão de Controle Externo. A partir do sistema de precedentes inaugurado pelo Código de Processo Civil e das disposições da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, busca-se elucidar se as respostas às consultas se configuram como precedente administrativo. Em relação às diretrizes metodológicas, será utilizado o método de abordagem hipotético-dedutivo, a fim de verificar a confirmação ou não da hipótese. O método de procedimento será o monográfico, e as técnicas de pesquisa consistirão em pesquisas bibliográficas.

Biografia do Autor

Jonas Faviero Trindade

Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Especialista em Direito Constitucional (Anhanguera UNIDERP). Especialista em Regimes Próprios de Previdência Social (Damásio). Especializando em Filosofia e Teoria do Direito (PUC-MG).

Downloads

Publicado

11-11-2019

Como Citar

Trindade, J. F. . (2019). As consultas dos Tribunais de Contas como precedentes administrativos: uma abordagem a partir da LINDB e do Código de Processo Civil. Revista De Direito Da ADVOCEF, 15(29), 185–196. Recuperado de https://revista.advocef.org.br/index.php/ra/article/view/375

Edição

Seção

Artigos Gerais