Inteligência Artificial

como torná-la sua principal aliada na advocacia

Autores

  • Keeity Braga Collodel Caixa Econômica Federal

Palavras-chave:

inteligência artificial, direito, jurimetria, tecnologia Jurídica

Resumo

Este artigo discute como a Inteligência Artificial (IA) vem transformando significativamente o campo jurídico, oferecendo ferramentas que facilitam desde pesquisas básicas até análises complexas e preditivas. Apresenta conceitos fundamentais de IA, destacando Machine Learning, Processamento de Linguagem Natural e IA Generativa. Também examina aplicações práticas no sistema judiciário brasileiro, ilustrando iniciativas concretas e fornecendo orientações práticas para advogados, especialmente na Caixa Econômica Federal, demonstrando que não é necessário conhecimento tecnológico profundo para integrar essas soluções ao cotidiano profissional. Por fim, são abordados os desafios éticos e de segurança relacionados ao uso da IA, destacando-se a necessidade de uma mudança no perfil do profissional do Direito.

Biografia do Autor

Keeity Braga Collodel, Caixa Econômica Federal

Advogada da CAIXA em Santa Catarina Pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Anamatra da 12ª Região. Formação em Programação Full Stack pelo SENAC.

Downloads

Publicado

23-05-2025

Como Citar

Collodel, K. B. . (2025). Inteligência Artificial: como torná-la sua principal aliada na advocacia. Revista De Direito Da ADVOCEF, 21(38), 247–266. Recuperado de https://revista.advocef.org.br/index.php/ra/article/view/466

Edição

Seção

Artigos Gerais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)