Execução provisória da sentença do júri

a aplicação imediata do artigo 492 do Código de Processo Penal

Autores

  • Alice Iracema Melo Aragão MINISTÉRIO PÚBLICO DO CEARÁ
  • Ana Patrícia Holanda Viganò

Palavras-chave:

Tribunal do Júri, pacote anticrime, constitucionalismo, execução provisória

Resumo

O presente trabalho enfrenta a discussão acerca do Tribunal do Júri, em especial do artigo 492, do CPP, que foi modificado pela Lei nº 13964/2019, denominada Pacote Anticrime, o qual alterou o procedimento do Tribunal do Júri, em especial no tocante à execução imediata da sentença condenatória. Para tanto, faz-se uma análise acerca do desenvolvimento do instituto destacando sua inserção nos textos constitucionais brasileiros, buscando, ainda, ressaltar a finalidade do seu mecanismo como instrumento de participação popular na esfera processual penal. O estudo revela como ponto principal a análise da constitucionalidade da execução provisória da sentença condenatória proferida pelo Tribunal do Júri, as controvérsias ao derredor do tema, e como o Supremo Tribunal Federal se posicionou sobre a questão, em julgamento definitivo no Tema 1068. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, desenvolveu-se o estudo com a utilização de referências teóricas, sendo empregados doutrinas e julgados que fomentaram a real aplicação do júri popular no Brasil.

Biografia do Autor

Alice Iracema Melo Aragão, MINISTÉRIO PÚBLICO DO CEARÁ

Promotora de Justiça do MP-CE. Doutoranda em direito constitucional - UNIFOR. Mestre em direito e gestão de conflitos - UNIFOR. Especialista em processo penal - UFC. Especialista em Processo civil - UECE. Especialista em combate a corrupção e lavagem de dinheiro - UNIFOR.

Ana Patrícia Holanda Viganò

Advogada. Mestranda em Direito Constitucional - UNIFOR como bolsista CAPES. Especialista em Direito Ambiental - UNINTER

Downloads

Publicado

23-05-2025

Como Citar

Aragão, A. I. M. ., & Viganò, A. P. H. . (2025). Execução provisória da sentença do júri: a aplicação imediata do artigo 492 do Código de Processo Penal. Revista De Direito Da ADVOCEF, 21(38), 91–114. Recuperado de https://revista.advocef.org.br/index.php/ra/article/view/473

Edição

Seção

Artigos Gerais