Dependência digital e regulação

em busca de uma internet mais saudável

Autores/as

  • Denilson Ribeiro de Sena Nunes

Palabras clave:

Regulação, Internet, Dependência digital, Alternativas regulatórias

Resumen

A proposta deste artigo é contribuir para o debate sobre como a sociedade pode manejar os recursos disponíveis na internet de maneira saudável em que sejam considerados os indesejáveis efeitos colaterais para a saúde da população. Para dar conta desse objetivo, o autor retrata brevemente o surgimento da internet, sua evolução e seus efeitos positivos e negativos, entre os quais se situa a patologia intitulada “dependência digital”. Em seguida, realiza uma análise regulatória, para o que adota a metodologia proposta pela literatura especializada consubstanciada na análise de custos e benefícios que orienta para a adoção de alternativas regulatórias mais vantajosas, com destaque para a regulação prudencial. Conclui pela possibilidade da utilização da internet de maneira mais saudável desde que cautelas sejam adotadas, para o que a regulação poderá colaborar na busca de soluções adequadas.

Biografía del autor/a

Denilson Ribeiro de Sena Nunes

Advogado do BNDES. Especialista em Direito da Empresa e da Economia, com MBA na área pela EPGE/FGV. Mestrando em Direito da Regulação na Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro – FGV DIREITO RIO.

Publicado

2017-11-11

Cómo citar

Nunes, D. R. de S. . (2017). Dependência digital e regulação: em busca de uma internet mais saudável. Revista De Direito Da ADVOCEF, 13(25), 73–86. Recuperado a partir de https://revista.advocef.org.br/index.php/ra/article/view/315

Número

Sección

Artigos Gerais