Argumentação, valor e democracia

o Direito como integridade revisitado

Autores/as

  • David Diniz Dantas

Palabras clave:

Dworkin, Integridade, Habermas, Justificação moral

Resumen

O ensaio revisita a teoria do “direito como integridade” de Ronald Dworkin, destacando sua evolução após Law’s Empire e o papel do valor como fundamento da normativi dade. Ao integrar moral, ética e direito, Dworkin propõe uma leitura do jurídico como prática de justificação moral e democrática. O texto dialoga com Jürgen Habermas e a ética do discurso, enfatizando a necessidade de coerência e justificação pública nas decisões jurídicas e políticas. Analisa ainda exemplos do Supremo Tribunal Federal e a influência da integridade no Código de Processo Civil brasileiro, defendendo-a como virtude institucional e ética essencial à democracia. Conclui que a integridade é condição para reconstruir uma comunidade de princípios fundada em igualdade, dignidade e justiça.

Biografía del autor/a

David Diniz Dantas

Professor doutor da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Desembargador Federal no TRF3. Ex-juiz do TJ-SP. Ex-procurador do município de São Paulo.

Publicado

2025-12-12

Cómo citar

Dantas, D. D. . (2025). Argumentação, valor e democracia: o Direito como integridade revisitado. Revista De Direito Da ADVOCEF, 21(40), 387–400. Recuperado a partir de https://revista.advocef.org.br/index.php/ra/article/view/526

Número

Sección

Artigos Gerais