Os fundamentos econômicos e jurídicos justificadores da existência do instituto do tag along no direito societário brasileiro
Palavras-chave:
Alienação de controle, Tag alongResumo
O presente artigo aborda a problemática do tag along no direito societário brasileiro a partir das principais teorias em torno do poder de controle na sociedade anônima. Busca-se identificar a razão de ser deste instituto e sua importância no âmbito do conflito de interesses entre controladores e acionistas minoritários, buscando demonstrar que somente é possível compreender e interpretar a oferta pública obrigatória na cessão de controle da companhia aberta enquanto instrumento econômico de incentivo ao desenvolvimento do mercado de capitais. Assim, procura-se desenvolver o debate em torno deste importante instituto, demonstrando as dificuldades de enquadrá-lo dentro das tradicionais categorias jurídicas e a necessidade de uma interpretação que leve em consideração seus efeitos econômicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Direito da ADVOCEF
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.