A evolução do direito do consumidor e o comércio eletrônico

abordagem pelo direito internacional

Autores

  • Floriano Benevides de Magalhães Neto
  • Lilese Barroso Benevides de Magalhães

Palavras-chave:

Direito do consumidor, Comércio eletrônico, Proteção do consumidor, Direito internacional

Resumo

As grandes transformações ocorridas na sociedade em face da Revolução Industrial, tais como a urbanização e a concentração capitalista, acarretaram uma transformação na sociedade, com o incentivo e o incremento ao consumo, posto que se tinha mais produtos disponíveis buscando um mercado que propiciasse lucro. Entretanto, os ordenamentos jurídicos não refletiram adequadamente a posição do consumidor no mercado, que, baseado nas noções tradicionais do direito privado de liberdade de contratar e autonomia da vontade das partes, continuava dando tratamento igualitário a produtores e consumidores. Na segunda metade do século XX, contudo, ficou mais explícita a vulnerabilidade dos consumidores, sua fragilidade e a necessidade de proteção no campo da política de consumo. No Brasil, a partir da Constituição de 1988, passa-se a definir concretamente os princípios e regras do direito consumerista, que culminaria com a promulgação do Código de Defesa do Consumidor em 1990. Também se desenvolve a internet e, com esta, o comércio eletrônico. Ocorre, assim, a necessidade de proteção ao consumidor também nas operações via on-line, que têm grandes riscos de fraudes, o que necessita o desenvolvimento de legislação protetiva em cada país e no âmbito internacional, objeto de abordagem deste artigo.

Biografia do Autor

Floriano Benevides de Magalhães Neto

Advogado da CAIXA no Ceará. Bacharel em Ciências Econômicas. Pós-graduação em Direito Constitucional. Pós-graduação em Direito Empresarial.

Lilese Barroso Benevides de Magalhães

Estagiária da CAIXA no Ceará. Universitária de Direito.

Downloads

Publicado

11-11-2017

Como Citar

Magalhães Neto, F. B. de ., & Magalhães, L. B. B. de . (2017). A evolução do direito do consumidor e o comércio eletrônico: abordagem pelo direito internacional. Revista De Direito Da ADVOCEF, 13(25), 123–142. Recuperado de https://revista.advocef.org.br/index.php/ra/article/view/318

Edição

Seção

Artigos Gerais