A interseção entre conciliação e Inteligência Artificial

otimizando a resolução de conflitos

Autores

  • Iara da Silva Razuk ADVOCEF
  • Vanessa Celina da Rocha Magalhães

Palavras-chave:

conciliação, inteligência artificial, resolução de conflitos, métodos alternativos

Resumo

Este artigo examina a relação entre a Conciliação e a Inteligência Artificial, traçando um panorama sobre a adoção de métodos alternativos de resolução de conflitos pelo Judiciário. Analisa os benefícios que a Conciliação pode proporcionar às partes litigantes e ao Poder Judiciário, auxiliando na redução do congestionamento judicial. Explora as vantagens trazidas pelos sistemas de inteligência artificial e seu potencial para transformar a resolução de conflitos no Brasil, tornando o processo mais eficiente e acessível. A pesquisa também aborda os desafios éticos e técnicos para garantir a transparência e a eliminação de vieses, respeitando os direitos das partes envolvidas e preservando o acesso à Justiça. O problema central do artigo consiste em investigar se a inteligência artificial pode ser o caminho para impulsionar a conciliação. Utilizada a pesquisa bibliográfica, por meio do método dedutivo.

Biografia do Autor

Iara da Silva Razuk, ADVOCEF

Advogada da CAIXA em Minas Gerais. Especialista em Legal Tech pela PUC-MG.

Vanessa Celina da Rocha Magalhães

Advogada da CAIXA em Minas Gerais. Mestranda em Instituições Sociais, Direito e Democracia pela FUMEC-MG. Especialista em Direito Processual Civil pela UNISC/RS, em Direito Processual do Trabalho e Previdenciário pela PUC-MG e em Legal Tech pela PUC-MG.

Downloads

Publicado

23-05-2025

Como Citar

Razuk, I. da S. ., & Magalhães, V. C. da R. . (2025). A interseção entre conciliação e Inteligência Artificial: otimizando a resolução de conflitos. Revista De Direito Da ADVOCEF, 21(38), 221–246. Recuperado de https://revista.advocef.org.br/index.php/ra/article/view/470

Edição

Seção

Artigos Gerais