A recuperação judicial do pequeno produtor rural à luz da nova legislação agrária e falimentar

Autores/as

  • Marina Pereira Lima Penteado

Palabras clave:

Produtor rural, Recuperação judicial, Direito Agrário, Princípio da preservação da empresa

Resumen

A modernização das relações agropecuárias trouxe para o mundo jurídico uma nova realidade, demandando regulamentação específica no âmbito do Agronegócio, que teve respaldo no Direito Empresarial Falimentar, fomentando novos meios de negociar as dívidas do empresário individual. Com isso, este artigo elabora um estudo acerca das mudanças ocorridas na Jurisprudência e na Legislação, e a importância de uma nova modalidade de Recuperação Judicial, criada com o intento de colaborar para o desenvolvimento das relações agropecuárias, a função social da empresa, além de abordar as estratégias utilizadas pelos credores diante deste novo instituto, de modo a gerar renda, empregos e aprimoramento de uma das principais atividades econômicas do país.

Biografía del autor/a

Marina Pereira Lima Penteado

Advogada do Banco do Brasil S.A. Pós-Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pela Escola Superior de Advocacia – ESA – OAB São Paulo.

Publicado

2023-05-05

Cómo citar

Penteado, M. P. L. . (2023). A recuperação judicial do pequeno produtor rural à luz da nova legislação agrária e falimentar. Revista De Direito Da ADVOCEF, 19(34), 143–162. Recuperado a partir de https://revista.advocef.org.br/index.php/ra/article/view/268

Número

Sección

Artigos Gerais