O império (da I.A.) contra-ataca

C-3PO vai roubar meu emprego? Análise sobre a revolução da Inteligência Artificial na advocacia

Autores/as

  • Camila Modena Bassetto Ribeiro CAIXA

Palabras clave:

direito 4.0., inteligência artificial, I.A., soft skills

Resumen

Neste artigo, exploramos como a evolução da IA afeta a advocacia, desde a automação de tarefas repetitivas até o impacto na economia da atenção e na sobrecarga dos advogados. Além disso, analisamos as habilidades essenciais para o profissional do Direito na era digital, como criatividade, empatia e aprendizado contínuo. Em um cenário em que robôs advogados já atuam em outros países, a grande questão não é apenas se a IA pode substituir advogados, mas como a advocacia pode se transformar para coexistir com a tecnologia.

Biografía del autor/a

Camila Modena Bassetto Ribeiro, CAIXA

Advogada da CAIXA em São Paulo. Especialista em Processo Civil pela Escola Paulista da Magistratura. Pós-graduanda em Legal Operations: Dados, Inteligência Artificial e Performance Jurídica na PUC/PR.

Publicado

2025-05-23

Cómo citar

Ribeiro, C. M. B. . (2025). O império (da I.A.) contra-ataca: C-3PO vai roubar meu emprego? Análise sobre a revolução da Inteligência Artificial na advocacia. Revista De Direito Da ADVOCEF, 21(38), 311–326. Recuperado a partir de https://revista.advocef.org.br/index.php/ra/article/view/474

Número

Sección

Artigos Gerais

Artículos más leídos del mismo autor/a