Desconsideração da personalidade jurídica

limites e proteção de terceiros não sócios

Autores/as

  • Fernando Mendes Sócio-consultor do Warde Advogados

Palabras clave:

Desconsideração da personalidade jurídica, Superior Tribunal de Justiça, Fraude contra credores, Devido processo legal

Resumen

O artigo aborda os limites da desconsideração da personalidade jurídica no direito brasileiro, destacando que o instituto não pode ser utilizado para atingir o patrimônio de terceiros que não tenham vínculo societário com a empresa, mesmo em casos de doações suspeitas entre familiares. Analisa-se a necessidade de observância do devido processo legal e o uso dos instrumentos corretos, como a ação pauliana, para a proteção dos credores em situações de possível fraude. Foi objeto de julgamento no Recurso Especial n. 1.792.271.

Biografía del autor/a

Fernando Mendes, Sócio-consultor do Warde Advogados

Sócio-consultor do Warde Advogados. Especialista em direito público e administrador de empresas. Ex-Juiz Federal e Procurador do Estado de São Paulo. Mestre em Direito Administrativo pela PUC-SP. Ex-Presidente da AJUFE - Associação dos Juízes Federais do Brasil e da AJUFESP – Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Publicado

2025-12-16

Cómo citar

Mendes, F. . (2025). Desconsideração da personalidade jurídica: limites e proteção de terceiros não sócios. Revista De Direito Da ADVOCEF, 21(39), 453–472. Recuperado a partir de https://revista.advocef.org.br/index.php/ra/article/view/500

Número

Sección

Artigos Gerais