Responsabilidade do gerente de atendimento pela inserção de informações no sistema de mensuração de risco de crédito da Caixa Econômica Federal

Autores

  • José Halley Fernandes Suliano

Palavras-chave:

Gerente de atendimento, Mensuração de risco de crédito, Responsabilidade, Concessão irregular de crédito

Resumo

Inicialmente foi realizada uma abordagem sobre a história do crédito e da economia brasileira desde 1950. O trabalho analisou a autonomia gerencial na análise e concessão de crédito traçando um paralelo com os normativos do BACEN e da CAIXA que regulam a matéria, em especial no uso do SIRIC – software utilizado pelos gerentes de atendimento da instituição bancária –, destacando o envio de informações ao programa para cálculo do risco da operação e as condições em que ela pode ser aprovada. Afastada a discussão sobre o exercício da função de confiança, mencionou-se a posição da doutrina e da jurisprudência majoritária e questões referentes à responsabilidade civil por danos causados à instituição por concessão irregular de crédito, assim como consequências criminais, administrativas e trabalhistas, enfatizando a demissão por justa causa.

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Publicado

05-05-2015

Como Citar

Suliano, J. H. F. . (2015). Responsabilidade do gerente de atendimento pela inserção de informações no sistema de mensuração de risco de crédito da Caixa Econômica Federal. Revista De Direito Da ADVOCEF, 10(20), 161–204. Recuperado de https://revista.advocef.org.br/index.php/ra/article/view/226

Edição

Seção

Artigos Doutrinários