Consumismo e religião. Eficácia da norma consumerista com o declínio da religião à luz da psicanálise no capitalismo

Autores/as

  • Gouvan Linhares Lopes
  • Floriano Benevides de Magalhães Neto
  • Sara Maria da Silveira Fortuna Lopes

Palabras clave:

Direito, Religião, Consumismo, Interdisciplinaridade

Resumen

Objetiva o presente artigo analisar os limites do Direito na proteção do consumidor à propaganda que estimula o consumismo da compra por impulso, buscando compreender, a partir da interdisciplinaridade com a economia, filosofia, psicanálise e teologia, como o declínio da religião interfere na eficácia da norma jurídica, causando o seu descumprimento na sociedade atual e provocando o consumismo. Procura-se mostrar, inicialmente, o histórico da relação do Direito com a Religião e sua evolução a partir do consumismo também previstos na Bíblia, como idolatria. Posteriormente, levanta-se a questão do declínio da religião e o conflito na pósmodernidade na valoração destes fatos jurídicos, entre as normas jurídicas e religiosas e as demais normas sociais, decorrente da crise ética em que o certo e o errado são palpite de cada um, em uma flexibilização de valores em que as liberdades de pensamento, informação e garantias constitucionais (art. 5º, IV, IX e XIV, CF/88) provocam conflito da norma jurídica com as demais regras de comportamento social, como a moral, a ética e a cultura, na valoração e escolha de como viver. Tal conflito de normas inibe a eficácia da norma consumeirista do Direito, para as práticas da compra por impulso.

Biografía del autor/a

Gouvan Linhares Lopes

Advogado da CAIXA no Ceará. Graduado em Economia, Filosofia e Psicologia. Graduando em Teologia. Pós-graduado em Direito Público.

Floriano Benevides de Magalhães Neto

Advogado da CAIXA no Ceará. Graduado em Economia. Pós-graduado em Direito Constitucional.

Sara Maria da Silveira Fortuna Lopes

Acadêmica de Direito na Universidade de Fortaleza - UNIFOR.

Publicado

2023-12-12

Cómo citar

Lopes, G. L. ., Magalhães Neto, F. B. de ., & Lopes, S. M. da S. F. (2023). Consumismo e religião. Eficácia da norma consumerista com o declínio da religião à luz da psicanálise no capitalismo. Revista De Direito Da ADVOCEF, 16(30), 237–270. Recuperado a partir de https://revista.advocef.org.br/index.php/ra/article/view/393

Número

Sección

Artigos Gerais