Princípio do devido processo legal e sua aplicabilidade horizontal
Palavras-chave:
Direitos fundamentais, Processo, Due process of Law, Constituição, Fato jurídico, Teoria dos princípios, PonderaçãoResumo
Este artigo tem por objeto a análise da aplicabilidade do princípio do devido processo legal nas relações particulares. É apresentado um esboço da doutrina da eficácia horizontal dos direitos fundamentais e seu desenvolvimento pela jurisprudência alemã a partir do caso Lüth. Em seguida, apresenta-se um esboço dos principais modelos teóricos que procuram explicar a chamada eficácia horizontal dos direitos fundamentais. Apresenta-se a ideia de obrigação como processo, a partir da teoria do fato jurídico e da ideia de ato complexo. Exploram-se as repercussões do Drittwirkung processual nos processos particulares em geral, na aplicação das sanções convencionais no âmbito privado e na execução do contrato de trabalho. Por fim, apresentam-se a teoria dos princípios e a regra da proporcionalidade como método harmonizador da aplicabilidade horizontal do due process com o princípio fundamental da autonomia da vontade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Direito da ADVOCEF
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.